Qual rede eu devo usar?

Essa normalmente é a primeira pergunta que passa pela nossa cabeça quando pensamos em um projeto que utiliza IoT…

De NFC (Near Field Communication) à LPWAN (Low Power Wide Area Networks), passando por tecnologias como Bluetooth, ANT+, ZigBee, 6LoWPAN, Wi-Fi e seus diversos protocolos, sem contar as mais variadas redes 3GPP e olha que ainda nem cheguei nos satélites! :artificial_satellite:

São tantas opções que fica realmente difícil escolher por onde começar.

Porém, eu tenho algumas dicas para compartilhar com vocês :nerd_face:

Existem quadros e tabelas comparativas que levam em consideração aspectos técnicos e, muitas vezes, de negócios.

Eu valorizo e acho que são bons “nortes”, mas eu gosto de levar em consideração alguns outros fatores e o primeiro deles passa pela criticidade da informação. O que eu preciso na minha aplicação?

• Baixo custo ou alto índice de confiança na transmissão da informação?
  • Baixo consumo de energia ou baixíssima latência (atraso) na transmissão?
  • Volumos enormes de dispositivos (milhões) ou alta disponibilidade de serviço?

É meus amigos… a vida é uma escolha! E porque seria diferente por aqui, não é mesmo? :relieved:

Por isso, acredito que a sua tomada de decisão deve passar por 4 critérios, que eu resumo na sigla LTCE - Legado, Tecnologia, Casos de uso e Ecossistema!

Legado da tecnologia
Diga-me com que tecnologia andas, que te direi se teu projeto dará certo…

• Existem players de relevância usando ou estimulando o seu uso?
  • Existe histórico de grandes implementações no mercado?
  • Nacional ou Internacional?

São algumas das perguntas que eu sempre me faço antes de pensar em uma tecnologia de rede, por mais que eu goste de trabalhar com ela. Olhe ao seu redor, veja como o mercado está e pratique o desapego, se necessário :stuck_out_tongue:

Tecnologia e suas características
Hora de testar os nossos conhecimentos técnicos

• Bi-direcionalidade é algo necessário?
  • Segurança nativa no protocolo?
  • Vou usar para objetos móveis ou estáticos?
  • Farei uso de dispositivos que necessitam de pouco ou limitada fonte de energia para funcionar?

Perguntinhas simples mas que têm um grande poder na hora da decisão técnica. Tenta aí!?

Casos de uso

• Eu conheço a cadeia, fim a fim? (desde componentes eletrônicos, rede e arquitetura, certificação, material de estudo disponível, dispositivos, aplicações. Pense bem, a cadeia pode ser bem mais extensa que imaginamos… :exploding_head:)
  • E eu sei claramente onde vou atuar nessa cadeia?
  • Qual é o volume do meu caso de uso? 100, 1000, 100000, 1000000 (é tanto zero que confunde :grimacing:)

Entender bem o seu caso de uso vai te ajudar a olhar a tecnologia usada não somente pelo viés técnico, mas pelo BUSINESS

Ecossistema e suas características
Não é Biologia, é Tecnologia…

• O Ecossistema é aberto ou fechado?
  • Quem controla, se for fechado? Eu tenho a chave?
  • Existe interdependência, na sua solução ou Caso de Uso, com outros Players?

Minha intenção ao propor esse modelo não é te direcionar para uma tecnologia ou para outra pois eu defendo a complementariedade de tecnologias. Casos de uso diferentes, demandam tecnologias de comunicação diferentes e, por vezes, até mais de uma.

Fica aqui o meu convite para falarmos sobre isso em um tópico sempre aberto. Me conta aí, o que você tem feito para adicionar IoT à estratégia de Transformação Digital da sua empresa?

1 Curtida